quinta-feira, 25 de junho de 2009

AÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SANTANA DO MATOS

PROGRAMA GERAÇÃO DE RENDA
Esta sendo ministrado o Curso RENDA CERZIDA nas dependências da Secretaria Municipal de Assistência Social, atingindo um público de 15 mulheres, com o objetivo de capacitar para gerar renda.

Dia 03 de Julho ás 17h00 na Casa da Cultura Popular teremos solenidade de entrega de certificados a todos os participantes dos cursos ministrados no primeiro semestre de 2009, sob a coordenação da SMAS, entre eles: Cabeleireiro, Manicure, Depilação, Ponto Cruz, Chocolate (ovo de Páscoa) e Cestas de jornais.

CRAS – CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTENCIA SOCIAL.
Os profissionais do CRAS vêm desenvolvendo um trabalho educativo. Paralelamente foi ministrado no mês de maio, um curso de biscuit (objetos de decoração), ao grupo de gestantes. O encontro acontece todas as quartas-feiras.

PROJOVEM ADOLESCENTE
Um programa que beneficiará 25 adolescentes de 15 a 17 anos, através de ações educativas, lazer e entretenimento entre outras. As inscrições estão abertas a partir do dia 23 de junho á 04 de julho no CRAS e as atividades terão inicio dia 14 de julho.

GRUPO DO IDOSO
Visando a integração, lazer e valorização dos 120 idosos cadastrados na SMAS, aos sábados das 14h00 as 17h30, acontece em uma das dependências do CRAS, o forró da melhor idade.

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI)
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) compõe o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tem como objetivo contribuir para a erradicação de todas as formas de trabalho infantil no país, atendendo famílias cujas crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos se encontrem em situação de trabalho. O Programa está inserido em um processo de resgate da cidadania e promoção de direitos de seus usuários, bem como de inclusão social de suas famílias.
No município o Programa tem sede na cidade com três pólos nas comunidades rurais: Palestina II, Barão de Serra Branca e Bom Jesus.

CADASTRO ÚNICO
Técnicos da SMAS estão em processo de revisão e inserção de novos cadastro das Famílias no “Programa Cadastro Único”, atendendo zona urbana e zona rural com previsão para concluir no final de julho próximo.

SANTANA DO MATOS - INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO NO ANO DE 2008.

O município de Santana do Matos investiu no ano de 2008, 25,22% na educação e não 2,06%, conforme publicado pelo Jornal “O GLOBO” no dia 21/06/2008.
Portanto o município cumpriu a constituição brasileira que determina que os municípios deverão investir no mínimo 25% de todos impostos arrecadados na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino.
Acontece que o jornal "O GLOBO" publicou uma informação incorreta que estava no SIOPE – Sistema de Informações sobre Orçamento Públicos em Educação, disponível na página do FNDE, na internet.
No entanto, essa informação já foi corrigida pelo município junto ao SIOPE e hoje qualquer cidadão que queira obter a informação correta é só acessar o site http://www.fnde.gov.br/ e em seguida clicar em SIOPE, logo após acessar Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO – anexo X da lei de Responsabilidade Fiscal do município de Santana do Matos/RN, no ano de 2008, ou ainda se desejar poderá telefonar para o SIOPE/FNDE nos telefones (61) 2022-4197/4666.

Ressaltamos que o município está tomando todas as providências no sentido de acionar o jornal "O GLOBO", para que o mesmo se retrate publicando a informação correta do investimento na educação realizado pelo município de Santana do Matos no ano de 2008.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

ARTESANATO: PRODUTOS EXPOSTOS NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO.


Encontra-se em pleno funcionamento em nossa cidade, o Centro Municipal de Artesanato. Esta iniciativa da Secretaria Municipal de Ação Social, tem como objetivo divulgar, dá apoio técnico e comercialização aos produtos de artesanato confeccionado pelos artesãos do município.

O Centro Municipal de Artesanato está localizado na Praça de Alimentação no centro as cidade, funcionando de segunda a sábado, no horário de 8 às 11:30 horas, sob a supervisão do casal Fernando Luiz e Ina. As peças expostas são vendidas a preços populares e são confeccionadas com materiais da região.

LADEIRA DA SERRA DA ACAUÃ SERÁ 100% PAVIMENTADA.

O Prefeito do nosso município, Francisco de Assis Silva, conseguiu junto ao Governo do Estado, recursos na ordem de R$ 652.000,00 (seiscentos e cinqüenta e dois mil reais), para serem aplicados na conclusão da obra de pavimentação da ladeira da Acauã na serra de Santana. Os recursos serão suficientes para deixar a ladeira 100% calçada e ainda pavimentar alguns trechos após a ladeira, o que irá facilitar o acesso para diversas comunidades, localizadas na serra de Santana.

A expectativa é que os referidos recursos sejam liberados após obedecerem aos trâmites legais, no mês de setembro próximo, ocasião em que os trabalhos serão reiniciados.

BARÃO DE SERRA BRANCA E RGIÃO: PERTO DE RECEBER ÁGUA DA ADUTORA.

O serviço de construção da adutora Serra de Santana – 3ª Etapa, está sendo executado rigorosamente dentro do cronograma de trabalho que foi divulgado pela EIT, empresa responsável pela execução da obra.

A adutora que terá aproximadamente 45 Km de extensão, está orçada em mais de 8 milhões de reais e irá beneficiar as famílias residentes nas comunidades de Barão de Serra Branca, Palestinas I e II, Belo Monte e Serra Branca. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no próximo mês de outubro.

COMEÇA A RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS DO MUNICÍPIO

O Prefeito do município, Francisco de Assis Silva, determinou a Secretaria de Obras, para iniciar na próxima segunda-feira, dia 22, a recuperação das estradas vicinais do município. Apesar das péssimas condições em que se encontram as referidas estradas, em conseqüência do inverno rigoroso que assolou o nosso município, a meta é recuperar quase todas as estradas até as vésperas da Festa de Santana, dando condições as pessoas que residem na zona rural, de se deslocarem até a cidade para participar dos festejos sócio-religiosos em homenagem a Padroeira do município.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

FESTA DE SANTANA 2009

Santana do Matos realiza o evento mais tradicional do município para festejar a sua Padroeira. A festa religiosa terá início no dia 16 de julho com uma carreata saindo da comunidade de Bom Jesus as 19 horas com a imagem de Santana. A seguir será celebrada uma missa na matriz que oficializará a abertura da festa.

Os festejos religiosos, que serão presididos pelo Padre Josino e o Monsehor Edson Monteiro, se encerrarão no dia 26 de julho com a celebração de uma missa solene, batizados, procissão e tradicional show pirotécnico.
A previsão é que os festejos desse dia, terão a maior participação popular dos últimos anos, já que será em um domingo o que facilitará o deslocamento de pessoas de outras regiões para prestigiar uma das maiores festas religiosas do interior do estado.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

PRAÇA DAS MÃES: RECONSTRUIDA E ENTREGUE A POPULAÇÃO


A Prefeitura Municipal de Santana do Matos, acaba de entregar a população a mais nova área de lazer e entretenimento. A Praça das Mães localizada entre a Rua Prof. Antonio Corcino de Macedo e Largo da APAMI no centro da cidade, foi reconstruída com traços simples, mas com um toque de muita beleza, recuperou a auto-estima dos moradores da região que a partir de agora dispõem de um lugar aconchegante para as reuniões e conversas descontraídas no início das noites.

37ª VAQUEJADA SERÁ A MAIOR DOS ÚLTIMOS ANOS


Dias 24, 25 e 26 de julho acontece a 37ª vaquejada do parque Manoel de França Assunção em Santana do Matos.

A organização da festa espera contar com a participação de vaqueiros de várias regiões do país. Serão oferecidos 60 mil reais em prêmios e 01 carro zero Km para o vaqueiro ouro. Além do mais, as atrações musicais que foram contratadas para abrilhantar a festa, fazem parte de um seleto grupo que representa as melhores bandas de forró do Brasil.

Por isso, a comissão organizadora do evento, espera uma quebra de recorde de participantes, tanto na vaquejada, como nos bailes populares.

PEQUENOS FURTOS ASSUSTAM OS SANTANENSES

Nos últimos dias uma série de pequenos furtos vem ocorrendo em nossa cidade, deixando a população preocupada com as ações dos larápios.

A última investida dos ladrões aconteceu na madrugada dessa quarta-feira, dia 17, tendo como vítima o Senhor Edísio Santos, proprietário do mercadinho “Pai e Filhos”, localizado no conjunto habitacional Lavoisier Maia. Os meliantes aproveitando-se da calada da noite, arrombaram o estabelecimento, fazendo um buraco na parte traseira do prédio e de lá subtraíram um aparelho celular uma quantidade de mercadoria e uma importância em dinheiro.

Esperamos que as autoridades policiais tomem providencias no sentido de conter as ações dessas pessoas, fazendo com que a tranqüilidade volte a reinar no seio da população santanense.